Olá Pessoal do Blog!!!
Não poderia de expor esse assunto tão badalado aqui! O ATO MÉDICO.
Lembro-me que minha primeira passeata como estudante universitária "revolucionista",ainda no 1º período foi justamente contra ao Ato Médico,tudo bem que estavamos ali como bons alunos de 1º períodos que sempre inocentes,sem conhecer esse mundo universitário, aderem a tudo! Não lembro necessariamente que na passeata o principal objetivo foi o Ato Médico,porque foi confundido com um outro manifesto de algum salário em atraso,kkkkkkk,mas estavamos lá rodando a a Av. Agamenon Magalhães rumo á Av. Conde da Boa Vista, claro tirando a maior onda e fazendo volume para tamanha agitação que nada tinha em relação ao Ato Médico!
Bem, hoje novamente esse termo me soprou aos ouvidos (além do Direito e do esquerdo, o externo,o médio e o interno,uauau).
Fui em busca da informação, e encontrei que a câmara dos deputados aprovou na noite de 21 de novembro, o projeto de lei do senado que define as atividades médicas,que seriam aquelas que se restringe unicamente aos médicos e separar aquelas que podem ser desempenhadas por outros profissionais da área de saúde. Bem li muitos artigos em sites de confiança,para ser mais exata procurei dar ênfase aos relacionados apenas aos médicos, que teria como finalidade defender a profissão. E sinceramente ao menos que exista algum documento de circulação interna onde apenas os médicos tenham acesso, o que seria impossível acontecer, já que nem mesmo a prova de vestibular que previa ser arquivada em local seguro e sigiloso, conseguiu alcançar tal objetivo,rsrsr, não vi nada demais,provavelmente você encontrará, como eu entrei alguns sites e artigos,que deturpam o verdadeiro conteúdo do Ato Médico.
A profissão médica, mesmo sendo secular, não era regulamentada, porém viu-se a necessidade quando as demais áreas de saúde estariam crescendo de tal forma que muitos estavam invadindo o território médico. Se você, como eu, realizar uma busca pela internet irá encontrar alguns documentos que divergem em relação ao que se trata o Ato Médico, no entanto resolvi colocar aqui para vocês aquilo que seria de importância para dar base a esse assunto polêmico.
Veremos então,o que seria a definição:
Art.1º Ato médico é todo procedimento técnico-profissional praticado por médico habilitado e dirigido para:
I) A prevenção primária, definida como a promoção da saúde e a prevenção da ocorrência de enfermidades ou profilaxia;
II) A prevenção secundária, definida como a prevenção da evolução das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos;
III) A prevenção terciária, definida como a prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos.
Isso não inclui os diagnósticos fisiológicos (FUNCIONAIS), aquilo que exerce uma função, portanto sabemos que, a Fonoaudiologia não dá o diagnóstico da patologia propriamente dita,e sim dos distúrbios conseqüentes de um trauma ou que tenha como base uma patologia que ocasionou determinado prejuízo funcional. Exemplo: Hipótese Diagnóstica: Distúrbio Mio funcional caracterizado por .... ou ainda Atraso de linguagem decorrente de ....
Estou certa ou errada??? Ficamos ou não á espera de um diagnóstico patológico definido pelo medico especialista na área, para então sabermos de que se trata determinada disfunção???
Somos ou não somos o profissional responsável pela promoção, prevenção,habilitação e reabilitação,e do diagnóstico de distúrbios da comunicação humana(fala e escrita),audição,voz e distúrbios do músculos da face ( M.O-Motricidade Orofacial)???
Em nenhum momento encontrei que o médico irá intervir em nossos procedimentos, continuaremos exercendo a profissão de acordo com o que rege nosso código! Aquilo que é permitido mediante o nosso código de ética continuará em vigor, ao menos que exista alguma falha ou que exista algum profissional fonoaudiologo querendo desrespeitar aquilo que é previsto por lei e que é descrito no código!
O Ato Médico vem apenas para reforçar que deveremos nos empenhar, muito mais na divulgação e informação da profissão,mostrando a área de atuação e como pode-se inserir o fonoaudiologo na equipe médica,portanto a luta continua a mesma, esse Ato não veio para beneficiar e muito menos para bloquear os passos, talvez algumas outras profissões sejam muito mais atingidas!! Só nos resta esclarecer e deixar claro nossa função, e fazer com que eles conheçam a importância da fonoaudiologia através de fatos e não por causa de tietagem! Fono tem que se fazer conhecida pelos resultados e competência. E o Ato Médico será um combustível para isso!!! Da competição nasce a Guerra!!! Então vamos lutar!!!! Avante companheiros!!!kkkkkk
Abraços Meu POvo!!!