VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?
Um dos sintomas mais conhecidos das labirintopatias (mais conhecidas como labirintites) é a tontura, que pode vir acompanhada ou não por zumbido, dores de cabeça, náuseas, vômitos, sudorese, dentre outros. Geralmente, a tontura causa um impacto muito grande na qualidade de vida dos indivíduos: medo de sair sozinho, sensação de instabilidade, insegurança, estresse, podendo ainda atrapalhar a concentração e o rendimento escolar.
Pode ocorrer em qualquer faixa etária, desde a infância até a terceira idade, com maior incidência entre os 40 e 60 anos de idade.
Uma vez apresentado o sintoma, o indivíduo deverá procurar o otorrinolaringologista, o qual indicará o tratamento adequado: cirúrgico, medicamentoso ou a reabilitação vestibular.
A reabilitação vestibular constitui uma série de exercícios físicos repetitivos dos olhos, da cabeça e do corpo e de manobras terapêuticas, orientados pelo fonoaudiólogo e que variam de acordo com a desordem apresentada. Mudanças de hábitos e orientações alimentares são essenciais para a eficácia do tratamento. O objetivo é restaurar o equilíbrio corporal, contribuindo assim para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
É um tratamento eficaz, com duração média de dois a três meses e deve ser feito de forma personalizada, respeitando a idade e os limites físicos do indivíduo.
Por Fga.Ana Cristina Ávila (ac.avila@ig.com.br) para o VivaFono.
0 comentários:
Postar um comentário