segunda-feira, 16 de julho de 2012

ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA SAÚDE PÚBLICA II

Atenção Primária


Programa Saúde na Escola - PSE

   O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 por meio do Decreto nº 6.286, representando uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação.
 As ações desenvolvidas nas escolas são realizadas pelas equipes de saúde da família de forma integrada com os profissionais da educação, devendo englobar a promoção, a prevenção e a assistência à saúde.
   Uma das ações citadas pelo Decreto é a avaliação da audição, o que corresponde, no âmbito escolar, a uma triagem auditiva. Essa ação, desenvolvida por um fonoaudiólogo, representa uma estratégia relevante voltada à saúde do estudante, uma vez que as alterações auditivas podem trazer consequências para o desenvolvimento global desse aluno.
   Outra contribuição do fonoaudiólogo dentro do PSE é matriciar o seu conhecimento para a comunidade escolar (professores, pais e escolares), fazendo com que este público amplie o conhecimento a respeito dos distúrbios da comunicação. Além disso, o fonoaudiólogo pode contribuir no projeto pedagógico da escola na definição de diretrizes voltadas à atenção aos alunos com deficiência auditiva e de linguagem.
  Assim como a atuação na equipe do NASF, o fonoaudiólogo no PSE possibilitará a identificação precoce da deficiência auditiva, gagueira, alterações vocais, distúrbios de leitura e escrita, contribuindo também na diminuição do baixo desempenho escolar. 

1 comentários:

Mayara Sena disse...

Muito boa essa informação. Poucos sabem que o fonoaudiólogo está inserido no PSE. Parabéns!

Postar um comentário

 

©2009 VivaFono | by TNB